Ninguém tem dúvida de que a iluminação natural é a melhor alternativa, principalmente em termos de economia e sustentabilidade. Porém, como nem todo dia, nem toda hora podemos contar com ela, somos obrigados a revezar com algum tipo de iluminação artificial. De todas as opções disponíveis hoje no mercado, sem dúvida a iluminação LED sai na frente, oferecendo vantagens absolutas em relação às lâmpadas tradicionais.
Confira as vantagens de optar pela iluminação LED:
1) EFICIÊNCIA: Enquanto uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia que consome, as versões em LED convertem acima de 40%, chegando a oferecer até nove vezes mais iluminação. Isso significa uma eficiência de 95%! Uma das razões é que a energia consumida nas lâmpadas de LED é transformada em iluminação, e não em calor. Portanto, além de não esquentar o ambiente, não há desperdício de energia.
2) DURABILIDADE: As lâmpadas de LED não precisam de um reator para operar, e por isso, não tem partes que se desgastam, reduzindo drasticamente a necessidade de substituições frequentes. Sendo assim, elas podem durar até 6x mais que outros tipos de iluminação. Sua vida útil é realmente longa: de 40.000 a 50.000 horas (ou aproximadamente 10 anos)!
3) ECONOMIA: A eficiência mencionada no item 1 faz com que uma lâmpada de LED possa reduzir o consumo de energia em mais de 80%. Mas não é só isso. Esse tipo de iluminação requer também menos luzes de LED no ambiente, pois elas tem foco em uma única direção. Isso resulta em uma melhor qualidade de distribuição de luz e evita o desperdício de energia com iluminação em locais desnecessários.
4) QUALIDADE/USO: As luzes de LED requerem menos interrupções do serviço, prejuízos e substituições constantes. Elas realmente dispensam manutenção em um curto período de tempo e são, inclusive, resistentes a vibrações. E tem mais: elas podem ser ligadas/desligadas ilimitadamente, sem afetar o desempenho e o funcionamento.
5) SUSTENTABILIDADE: Pra completar, as lâmpadas de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante. Assim, elas diminuem a quantidade de lixo gerado. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes – cujo descarte incorreto gera problemas, a iluminação em LED é composta por materiais de fácil descarte. Além disso, com baixo consumo de energia elétrica, ela reduz a emissão de radiação e os impactos ambientais desse processo. A alta durabilidade citada no item 2 também resulta em menos lâmpadas e recursos necessários para os processos de fabricação e transporte.
E aí? Difícil não escolher o LED, diante de tantos benefícios, não é? Mas lembre-se: a melhor iluminação é, e sempre será, a luz do sol, e ela pode ser muito bem aproveitada se for feito um bom projeto para a sua construção.