Já publicamos aqui sobre os benefícios das lâmpadas de LED, dentre eles a sustentabilidade, pois é o tipo de lâmpada menos prejudicial ao meio ambiente.
Mas se você não souber descartar corretamente, você anula completamente essa vantagem, fazendo as lâmpadas irem parar nos aterros sanitários ou, pior ainda, nos rios e mares da nossa cidade.
“Ok, mas então, jogo as lâmpadas de LED no lixo reciclável?”
Não! Não jogue nenhum tipo de lâmpada no lixo reciclável, e muito menos no lixo comum!
Calma, vamos iluminar esse assunto pra você:
No caso das lâmpadas de LED, apesar de 98% dos componentes serem recicláveis, a indústria ainda tem dificuldade em fazer a separação de todos os componentes de forma eficiente.
Por isso, o destino ideal para descarte de lâmpadas de LED queimadas ou quebradas são os próprios fornecedores, ou seja, você deve devolvê-las no local onde as comprou.
Outra alternativa é levar até um posto de recolhimento disponibilizado em estabelecimentos comerciais como shoppings, lojas de materiais de construção e supermercados, por exemplo. Você pode encontrar os postos de coleta mais próximos de você através do site de empresas que atuam no ramo de reciclagem, como o Ecycle ou a Reciclus.
Mas antes de descartar você deve embalar as lâmpadas (pode ser numa caixa de sapato, em jornais, folhas de revista ou papelão), assim como faria com uma peça de vidro. Isso porque as peças são sensíveis e ao quebrarem podem ferir os profissionais de reciclagem, ou até mesmo reduzir o valor dos componentes que serão reutilizados. E não se esqueça: na embalagem você deve identificar que tipo de produto está ali dentro para ser descartado.
Então, recapitulando:
1) Armazene as lâmpadas queimadas ou quebradas em uma caixa de sapatos identificada, e espere até que encha.
2) Identifique o local de reciclagem mais próximo de você através do site de organizações e entidades que recolhem esses materiais
3) Leve a caixa até o local.
E lembre-se: Descartar corretamente é nossa obrigação. Encaminhe esse post para seus amigos e familiares, para que todos possam se informar e colaborar com algo tão importante, que é a reciclagem de lâmpadas e a salvação do nosso planeta.